Mulher Tempo

Precisamos de um dia com mais que 24 horas.

Há Vagas

Onde uma empresa ou pessoa divulga que está precisando preencher uma vaga?

Na hora da entrevista todo mundo tende a falar o que o entrevistador quer ouvir. E se ele falasse toda a verdade…. Seria bom?

Dificilmente uma empresa pede para uma agência de propaganda fazer um Anúncio de emprego. Talvez pense que não precisa ser criativo. Será que não precisa atrair a atenção do maior número de pessoas qualificadas?

Tive um diretor que falava que não se prova que é bom fazendo um anúncio de página dupla na Playboy. Criativo que é bom, dizia Serginho, ganha prêmio fazendo anúncio pequeno de classificados! Ele estava certo. Já vi tanto anúncio bom e há tantos circulando que não tenho espaço para colocá-los aqui.

Mas será que todas as vagas precisam ser preenchidas por anúncios? Vagas para altos cargos são preenchidas via Headhunters, porque esse tipo de profissional normalmente está no mercado ou não está interessado em se expor. Muitos outros são feitos pelas Redes Digitais como o LinkedIn. Já para a vaga de Empregada Doméstica / Assistente do Lar ainda é na base da indicação.

Se você mora em um condomínio horizontal ou vertical deve ter a figura do porteiro, ronda ou zelador. Eles são os profissionais mais informados do planeta. Sabem de tudo que acontece. Sobre as empregadas então, é uma festa! Sabem onde trabalha, horário, salário e até a queixa da patroa.

Pode parecer fácil receber candidatas com uma fonte destas, mas não é. Poucas mulheres se interessam em trabalhar em casa. O sonho é ir para uma empresa. Mal sabem elas que a jornada de 44 horas semanais e resultado são condicionais para se continuar no emprego.

Outro problema que começou a surgir neste cenário é da diarista que decide quantas horas vai trabalhar por dia (what?), o que vai fazer e o que NÃO vai fazer (W H A T?). Ainda bem que isto está mudando. Para mim diária são oito horas e serviço doméstico é o que está sem fazer em casa. Claro que há limites. O serviço tem que estar dentro de casa (nada de limpar canil) e a pessoa tem que saber fazer. Só não aguento profissional que diz que para lavar a roupa o preço é outro.

Tenho uma conhecida que precisava contratar uma babá. O casal estava muito inseguro, pois com tanta história de babá maluca, eles queriam ter certeza de quem estavam colocando dentro de casa. E começaram as entrevistas.

Amiga: A senhora trabalha na mesma casa há 16 anos e por que quer sair? O que a sua patroa acha disso?

Profissional 1: Estou cansada de trabalhar na mesma casa há tanto tempo. Quanto a minha patroa, bem, ela não sabe que estou aqui…

Os papos bizarros continuaram pela tarde toda até que apareceu uma candidata que acertava todas as respostas. Minha amiga foi ficando cada vez mais animada. Já estava amando a futura babá. Na sua mente conseguia ver seu bebê no carrinho sendo empurrado na praça por aquela santa. Uma pessoa despachada, bem-humorada, responsável… E veio a pergunta derradeira:

Amiga: Você me desculpe pela pergunta que vou fazer agora. Pode soar estranho, mas é que fiz tantas entrevistas que estou tonta. Então vou direto ao assunto. Você está me parecendo tão perfeita…. Qual é seu defeito?

Profissional 2: Seguinte, sou super pontual, faço o meu trabalho certinho, adoro o que faço, mas a minha cerveja sou eu que compro. Disso não abro mão. Vou chegar aqui todo dia com meu fardinho. Se não beber todas deixo num canto e bebo no dia seguinte. Não vai atrapalhar ninguém. Prometo.

Dependendo do emprego, sei lá, tem vaga que aceita!

 

Anteriores

Ctrl C + Ctrl V

Próximo

Mulheres desbussoladas

2 Comentários

  1. Deise

    Fantástica! Amo seus posts. Todos deveriam ficar ansiosos para ler o próximo assunto e sua abordagem … politicamente correta? Nem sempre (amo amo amo), mas sempre MUITO interessante

    • mulhertempo.com.br

      Que bom que você ama. Fico ansiosa para ver os comentários que chegam no meu email. Na sua opinião de inscrita, se eu postar duas vezes é muito ou uma vez está bom?
      Beijo

Deixe uma resposta

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén

Gostou do Blog? Compartilhe!