A guerra está declarada.

Mecânico não gosta de mulher e mulher não gosta de mecânico. Sei que minha afirmação pegou mal, mas eles bem que merecem a ambiguidade.

Por que mecânico não gosta de mulher? Acho que ele pensa que ela não pode mexer com carro. Ela deve ter outras prioridades na vida, como lavar, passar e cuidar da prole. Por que todo mecânico pensa que mulher é burra? Não passa pela cabeça dele que quando temos que levar o carro para o conserto já fizemos uma pesquisa para entender sobre o que estamos falando?

Desta forma, acho que já me expliquei. Não gosto de mecânicos porque eles me subestimam. Eu sei trocar pneu, eu calibro o estepe, sei o que significa cada luzinha que tem no meu painel e também sei que o manual tem tudo isso escrito, desenhado e com muitos detalhes! Naturalmente, os mecânicos não leem manuais ou eles não nos proporiam absurdos.

Acho que já está na hora de colocarmos mulheres no mercado da mecânica. Penso que talvez seja uma forma de não sermos tão maltratadas. Sim, porque maltratar não é ser grosseiro. Maltratar é fingir que está prestando um bom serviço e depois rir do que falou e cobrou da cliente.

Troca do Óleo

Meu carro já está bem rodadinho, não faz mais sentido mandar para a revisão na conce$$ionária. Eu precisava trocar o óleo e filtro. Mas, onde? Sempre abasteço meu carro no mesmo posto, para aproveitar a viagem, fui na área de troca de óleo e pedi um orçamento.

Primeiro o infeliz queria que eu colocasse meu carro no elevador somente para orçar. Evidentemente eu disse que não faria isso. É bem provável que ele tenha pensado que fiquei com medo de colocar meu carro lá ou que eu não sabia.

Em seguida ele entrou em uma tela do computador que podia escolher a marca do carro, ano, modelo, etc. Isso me deixou um pouco mais tranquila. Ele me recomendou um óleo Shell 5W-30 e começou a falar da viscosidade dele. Nessa hora olhei para o manual e como estava sem meus óculos de leitura, só vi a marca da Castrol. Comentei com ele! Ele me explicou que o Shell Helix é o segundo melhor óleo do mercado e que Castrol só vende em concessionária. Muitas entrelinhas pro meu gosto… Qual foi mesmo o instituto de pesquisa que disse que ele está em segundo lugar (deu vontade de perguntar)?

Pro fim, ele me passou o preço e disse para colocar o carro no elevador. Eu disse que queria o orçamento no papel para estudar sua proposta. Ele não devia estar estava preparado para essa resposta porque pegou um papel qualquer e anotou tudo. Fui tomar meu cafezinho. Coloquei meus óculos e li no manual que a indicação era 10w-40.

O que dizer ao mecânico?

Eu podia dar com os pés no peito dele ou bancar a inocente (burrinha). Optei pela segunda e disse:

Moço, aqui vem dizendo que é para ser o 10w-40…

 

Ele me disse que 10w-40 só serve para quando o carro está com 100 mil km rodados (???). Então expliquei que esse deveria ser bom para mim, pois meu carro estava com 92 mil km.

Ele foi rápido e bem mais ousado. Disse:

O 10w-40 da Castrol é igual ao 5w-30 da Shell.

Na impossibilidade de dar uma voadora nele, eu agradeci muito a paciência, me desculpei por fazer tantas perguntas e disse que voltaria depois. Tipo assim, NUNCA. 

Ah, troquei o óleo, não no posto, mas com o “Lemão”. Em Limeira fui muito bem atendida.  http://www.lubrishop.com.br

Denise Capece para Mulher Tempo