Mulher Tempo

Precisamos de um dia com mais que 24 horas.

Inglês para inclusão social

Ela falava a língua do gato?

Ganhei de presente de casamento o ingresso para o show do David Garret em São Paulo. Ele é um virtuose do violino, alemão e gato. http://www.david-garrett.com/

É verdade que muitas mulheres estavam lá pelo alemão, eu tinha dois motivos: o violino e o dono dele. Tenho que confessar! Também preciso confessar que o David jogou muito charme para a plateia. Ele estava gostando da reação que ele causava.

Em um momento ele decidiu que levaria para o palco uma pessoa da plateia. Eu estava longe, mas consegui me imaginar no palco com ele. Que sonho! Voltei a realidade quando vi que uma mulher que estava beeeem mais perto foi escolhida. Ela era linda. Cabelos loiros compridos e soltíssimos. Um vestido esvoaçante. Tipo assim, eu me conformei. Ela representou bem a plateia brasileira. David a fez sentar em um banco ao lado dele e disse:

– Whats your name?

– Cristina

– Where are you from?

– What?

– Whe-re a-re you from? (acreditando que ela estava nervosa, falou mais devagar)

– Rio de Janeiro

– Oh, so you came from Rio just to see me?

– What?

– You ca-me from Rio just to see me? (acho que ele percebeu que ela tinha alguma dificuldade e diminuiu a quantidade de palavras)

– What?

A situação foi constrangedora e ele foi muito elegante. Disse um lindo whatever, abraçou a moça e pegou o violino para tocar para ela.

Essa foi a trágica história de uma linda mulher que teve a sorte de ser escolhida para subir no palco do marvilhoso David Garrret, mas não sabia falar em inglês  e pagou o maior mico.

Inglês para inlcusão social

Meu pai teve dificuldade para aprender inglês porque na infância dele não era obrigatório, mas como sempre foi muito estudioso e trabalhador, rapidamente decidiu mudar essa história. Por isso, foi taxativo em nossa casa: minhas filhas não terão a minha dificuldade. Nós três falamos, obrigada, paizinho!

Isso deveria ser regra: falar inglês. Não é um diferencial, é essencial. Só que há algum tempo percebo que muita gente boa, não fala outra língua. O que aconteceu?

Eu não consigo entender como uma pessoa pode se atualizar, se especializar e sobreviver socialmente sem falar em inglês! Claro que há muitas outras línguas mais bonitas, porém é a língua universal. Mais de um bilhão de falantes e decidido pelos principais países que é a língua oficial do mercado. Será que é porque os EUA detêm o poder econômico?

O final dos anos 90 foi marcado pela força da Internet, a globalização, o Tratado da União Europeia e muitos outros movimentos econômicos que fizeram com que as barreiras físicas deixassem de existir. Você vai querer ficar alheio a isso tudo?

E onde entra o inglês para inclusão social? Fácil: em toda conversa que você quer ter com um estrangeiro visitando nosso país ou quando for viajar? Ou você só vai cumprimentar e pedir o almoço?

Vem pra dentro do mundo!

Você sempre pode mudar uma história. Estude inglês, mas lembre-se que não existe milagre. Não dá para falar em pouco tempo. Aprender outra língua é um processo. Precisa de dedicação! Abaixo, listo algumas dicas para facilitar o aprendizado:

– Ouça músicas, baixe a letra, entenda o que é cantado;

– Veja séries e filmes em inglês com legenda em português, conforme for avançando, deixe a legenda em inglês;

– Leia livros em inglês e assinale as palavras que não conhece;

– Eleja um dia para se comunicar em inglês com suas amigas: English Friday! English Coffee!

Depois disso tudo relaxe. Pode fazer sua viagem tranquilamente porque você vai conseguir se comunicar com qualquer pessoa! Quem sabe até com um alemão gato…

 

Denise Capece To Mulher Tempo

 Foto David Garrett: Monique Wuestenhagen / BVMI

 

Anteriores

Dicas para economizar nas viagens

Próximo

O que eu faço para o jantar? Dá uma ideia…

3 Comentários

  1. Flavia Soares

    Estou tentando amiga falar inglês…entrei num curso! É ridiculamente ridículo não saber a língua! Obrigada pelas dicas!
    Bjs e bom dia

    • mulhertempo.com.br

      Como é: ridiculamente ridículo?? kkkkkkkk Só você mesmo. Vai firme. Você consegue e toma cuidado porque sua filha vai acabar te ensinando!
      Beijo

  2. Nicole JOrgey

    IF YOU WISH YOU CAN
    BY

Deixe uma resposta

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén

Gostou do Blog? Compartilhe!